terça-feira, 22 de março de 2016

Ano letivo começa no Espaço da Criança-ARH com novos alunos e novas atividades


É tempo de volta às aulas! O Espaço da Criança-ARH deu início no dia 12 de fevereiro às atividades letivas de 2016. Este ano, a instituição conta com 99 crianças matriculadas, oriundas principalmente dos bairros Coelhos, Coque, Ilha do Leite e São José. Destas, 42 têm entre 4 e 6 anos, 40 entre 7 e 10, e 17 entre 10 e 12. Quase um terço dos alunos matriculados são novatos, o que representa uma renovação significativa no público da instituição, segundo a coordenadora pedagógica, Eliane Monteiro. “Levando em consideração que nossos alunos estão numa faixa etária de 4 a 12 anos, é normal eles continuarem durante muitos anos na ARH. Temos hoje 27 novatos, o que é um número muito bom, mostra que estamos avançando cada vez mais”, detalha.

Uma das novidades deste ano é a realização do Dia da Família no Espaço da Criança-ARH. Realizado pela primeira vez no ano anterior, como forma de melhorar a relação entre mães e seus filhos, o evento será realizado novamente este ano, com o objetivo de fortalecer os vínculos de respeito, amizade, amor através de brincadeiras, “pois, o brincar aproxima, despertando vínculos afetivos em todos da família. Queremos resgatar esses valores. É na família que o terreno de nossos corações é preparado para receber as sementes e estas frutificarem” afirma Eliane Monteiro.

Desde o início do ano letivo, já foi realizada a primeira reunião com os pais dos alunos, em 02 de março. Na ocasião, foram comunicadas as regras de funcionamento e conduta da instituição, além de anunciado o curso semiprofissionalizante de cabeleireiro, que é oferecido gratuitamente às mães e mulheres da comunidade.

Na avaliação das famílias, é reconfortante poder iniciar o ano contando com o apoio da ONG no cuidado e amparo às crianças. “Para mim, este lugar é muito importante e é de grande ajuda para meu filho não ficar na rua. Aqui ele está guardado”, disse Sandra de Melo, 38 anos. “Este lugar me ajuda, porque é um espaço onde podemos deixar nossos filhos para então podermos trabalhar, e eles têm alimentação todos os dias”, afirmou Maria Alvenir, 47 anos, que possui uma filha e uma neta matriculadas.