quarta-feira, 15 de junho de 2016

Alunos do Espaço da Criança-ARH aprendem brincando os princípios da linguagem de programação

Os alunos do Espaço da Criança-ARH aprenderam sobre programação da melhor forma: brincando!

Na última quarta-feira (8) a ThoughtWorks, empresa de desenvolvimento de software e parceira da ONG, promoveu uma aula-piloto no laboratório de informática da instituição para uma turma de treze meninos e meninas. Um grupo de quatro voluntários do escritório recifense da companhia apresentou às crianças os fundamentos da linguagem de código de uma forma lúdica e interativa. Através do Scratch, um programa gratuito desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para introduzir crianças ao mundo da programação, os alunos aprenderam como articular comandos para fazer objetos e personagens se moverem na telinha do computador. Em 40 minutos, as crianças fizeram gatinhos, bailarinas e bolas de futebol ganharem vida através de cliques e códigos.

Foi a primeira vez que uma iniciativa desta natureza foi realizada na ONG. De acordo com Diego Asfora, consultor da ThoughtWorks, há pelo menos três anos a empresa tem promovido esses momentos de contato entre crianças e códigos, realizando aulas em escolas públicas. Esse esforço faz parte da iniciativa “Hour of Code”, um projeto apoiado por várias organizações da tecnologia da informação no qual voluntários ensinam uma hora de código a crianças ao redor do mundo, no intuito de desmistificar e diversificar esse campo.

Diego conta que as crianças saem das aulas com um gostinho de “quero mais”, revelando que há um interesse por aprofundar-se na área. “A receptividade tem sido muito boa, as crianças nos perguntam por que elas não têm aula disso todo dia”, relata.

A ThoughtWorks é uma empresa parceira do Espaço da Criança-ARH desde 2013, ano em que criou o novo site da instituição. Em 2015, ela equipou o laboratório de informática com uma doação de MacBooks para os alunos.