quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Vinte e cinco alunas se formam no curso de cabeleireiro do Espaço da Criança-ARH


O Espaço da Criança-ARH diplomou nesta segunda (14) as formandas de 2015 do seu curso semiprofissionalizante de cabeleireiro. Ao todo, vinte cinco alunas receberam seus certificados na solenidade, que ocorreu à tarde na sede da ONG.

Das concluintes, 13 passaram pela formação completa do curso de cabeleireira, frequentando as aulas desde o primeiro módulo, iniciando em 06/03, até 14/12, totalizando uma carga horária total de 144h, e assim completando os três módulos previstos pela ementa: corte, colorimetria e escova progressiva. Além do conteúdo voltado às práticas de salão em si, houve ao longo da capacitação diversas oficinas complementares: estética, visagismo, administração, empreendedorismo, direitos e previdência.

Na avaliação das formandas, o curso foi muito proveitoso, tanto para quem era iniciante quanto para as que já possuíam experiência. "Eu não sabia nada de cabelo. Adquiri muito conhecimento e aprendizado nesse lugar", detalha a aluna Flora Mendes. Josilene Genésia, que já atende fregueses no salão de beleza montado em sua casa, enumera todos os benefícios que teve durante seu tempo no Espaço da Criança-ARH, que vão além do aprendizado de técnicas. "Eu venci o medo, aprimorei meus conhecimentos, aprendi novos cortes, aprendi a administrar meu salão, os direitos da mulher, saúde da mulher e aprendi a falar com Jesus — e isso foi o principal", enumera. Edilma França, que no passado já tentara sem sucesso concluir outros cursos de cabeleireiro, relata como essa experiência foi recompensadora. "Foi ótimo. Até hoje estou praticando o que aprendi", diz a concluinte, que hoje trabalha num salão.

Os cursos semiprofissionalizantes têm sido oferecidos gratuitamente pelo Espaço da Criança-ARH desde 2011 com o apoio da ONG luxemburguesa PNP para empoderar as mães dos alunos da instituição, bem como outras mulheres da comunidade dos Coelhos e adjacências, a fim de que elas melhorem a qualidade de vida de seus lares através da atividade autônoma e geração de renda. Este foi o primeiro ano em que o curso contou com uma infraestrutura completa de salão de beleza, inaugurado em março. Em 2014, a instituição formou 36 alunas no curso de cabeleireiro.

Veja no álbum mais fotos da cerimônia!