quarta-feira, 14 de junho de 2017

Alunas do Curso de Cabeleireiro fazem ação comunitária em comemoração ao dia da família

No dia 09 de abril as alunas da 22ª turma de cabeleireiro foram ao Colégio Municipal Reitor João Alfredo, à convite da gestora Prof. Marília Oliveira Silva, para se juntarem a uma equipe de voluntários no "Dia da Família" comemorado pela Escola. O objetivo da ação segundo a gestora é a aproximação entre família e a escola, "poder proporcionar essa ação para os pais com a ajuda do Espaço da Criança é ver mais uma luzinha brilhar no dia de todos nós" afirma.

O Colégio já vem desenvolvendo uma parceria com a ONG desde 2012, quando foi realizado o 1º evento Renovação, cedendo seu espaço para receber a comunidade atendida no evento. Segundo a gestora, quando o Renovação foi realizado em 13 de maio, ela ficou sabendo da oficina de cabeleireiro que iria ser oferecida e pensou em convidar a ONG para participar do Dia da Família. A professora reitera que a participação das alunas foi muito profissional e diferenciada. "Trabalharam muito bem, receberam muito bem as pessoas", afirma.

Para a presidente da instituição, Núbia Mesquita, a parceria é vista com bons olhos, "afinal atendemos a mesma comunidade, e enfrentamos os mesmos desafios com as crianças e suas famílias, assim, nos unirmos em eventos comunitários sejam eles da ARH ou da própria escola somente reforça os vínculos dessa parceria, e direciona melhor o atendimento à esta comunidade, visando uma integralidade na prestação da assistência, seja ela educacional, social ou familiar".

Para a coordenadora pedagógica do curso, Eliane Coelho, foi uma "oportunidade de apresentar nosso trabalho por excelência, para uma comunidade tão sofrida. Também motivar essas mulheres a conquistarem um espaço, a serem protagonistas da sua própria história, vislumbrando um futuro real". Para a professora do curso de cabeleireiro ministrado no Espaço da Criança-ARH, Gessiana Maria Pereira da Silva, ver o desempenho das alunas foi muito gratificante. "Hoje a minha expectativa é que elas se aperfeiçoem mais, pois talento eu já vejo nelas. Elas estão prontas para concorrer a uma vaga de trabalho nesta área", avalia. Para Adriana Paula dos Santos, 35 anos, aluna do curso, o dia foi mais do que especial. "Pudemos mostrar nossas habilidades, o que aprendemos com a professora Gessiana. Espero que outros eventos como esse possam surgir para adquirimos mais experiências", compartilha.

Os cursos semi-profissionalizante têm sido oferecidos gratuitamente pelo Espaço da Criança desde 2011 com o apoio da ONG luxemburguesa Pró-Niños Pobres (PNP) para empoderar as mães dos alunos da instituição, bem como outras mulheres da comunidade dos Coelhos e adjacências, a fim de que elas melhorem a qualidade de vida de seus lares através da atividade autônoma e geração de renda. Ao todo a ARH já formou mais de 100 mulheres, dentre essas 40 mães de alunos da instituição.

Leia mais sobre edições passadas do curso em nosso blog.