sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Novo projeto capacita jovens para o primeiro emprego


O Espaço da Criança-ARH tem um novo desafio: ajudar jovens entre 12 e 15 anos de idade a alcançar o sonho do primeiro emprego. Desde 5 de setembro, 22 jovens, dentre alunos egressos da ONG e outros da comunidade dos Coelhos e adjacências, têm a chance de participar de um projeto piloto, que visa qualificá-los para ocuparem vagas de jovem aprendiz.

Segundo a presidente da ONG, Núbia Mesquita, esse era um sonho antigo da ONG, mas, por falta de parceria e condições financeiras, ele foi adiado várias vezes. Ela explica que a instituição resolveu, contudo, tomar a iniciativa. "Em 2017, mesmo sem um patrocinador oficial, a ARH resolveu dar o pontapé inicial na realização deste sonho", relata.

O curso se dá três vezes por semana, das 16:30 às 19:30, e oferece aulas de português, matemática, informática, inglês e comportamental, objetivando capacitar os estudantes para obterem vagas como jovens aprendizes no mercado de trabalho. Os alunos receberão também palestras sobre diversas profissões e sessões sobre a metodologia da ONG, a Educação por Princípios. Tudo em um clima muito lúdico, desafiador e contemporâneo.


"Esse projeto chega num momento certo, como um divisor de águas para mudar a perspectiva dos jovens, trazendo não apenas uma oportunidade concreta, mas também a expectativa da realização dos sonhos para um futuro melhor, tanto para o aluno quanto para sua família", explica a psicóloga Aline Xavier, coordenadora do projeto.

A empreitada iniciou com o apoio de alguns parceiros importantes. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que no passado cooperou com a instituição em outras áreas, participará com uma equipe de estagiários do 8º período do curso de Pedagogia, alunos da disciplina "Estágio Curricular em Espaço não Escolar", auxiliando o ensino do conteúdo. Marisa Spósito, professora da disciplina na Unicap, acredita que dada a proximidade da ONG com a universidade, haverá sempre uma ampla adesão dos alunos ao projeto. "Além de ser inovador atenderá uma demanda social da própria universidade", detalha.

Na inscrição do curso, 80 adolescentes se apresentaram, dos quais 10 eram ex-alunos do Espaço da Criança-ARH. Houve uma prova de seleção no dia 04 de agosto, aplicada na Escola Poeta Manuel Bandeira, através da qual 22 candidatos foram selecionados. As matrículas aconteceram entre os dias 14 a 17 de agosto.

A aula inaugural ocorreu em 5 de setembro, com a participação de parceiros, amigos e convidados da instituição, com direito a uma palestra motivacional pelo professor Erotildes Marinho, dono do colégio Decisão.

"É com muita alegria que vemos a realização de mais um sonho, mais uma opção de atuação junto à comunidade da RPA-01, que temos atendido nesses 26 anos de existência da ONG. Havia uma lacuna que doía no nosso coração, muitos jovens nessa faixa etária se perdiam nas drogas, no crime, pela falta de oportunidades e condições de ingressarem em programas formais de jovens aprendizes. Mas agora temos a certeza que este projeto será um diferencial na história da ONG e também para esses jovens", afirma a presidente da ONG, Núbia Mesquita.


Para Ronaldo Ferreira, 12 anos, ex-aluno do Espaço da Criança-ARH, essa oportunidade é "importante para melhorar minha vida e a da minha família". "O Espaço da Criança tem me ensinado sobre princípios que vão me orientar até quando eu ficar velho", completa. Já Paulo Sérgio Melo, 13 anos, também ex-aluno, afirma que o "nesse projeto minha capacidade para o mercado de trabalho será aumentada, fico feliz com a oportunidade". Ao todo, seis dos 22 participantes do projeto foram alunos do Espaço da Criança-ARH em sua infância.

De acordo com a presidente da ONG, o projeto será apresentado a empresas locais a fim de obter apoio financeiro para a sua manutenção. "Caso sua empresa tenha a responsabilidade social como missão, eis aí uma ótima oportunidade de se envolver", convida. Entre em contato com o Espaço da Criança-ARH para saber mais como ajudar.